
Trabalhos coletivos
entravessando a paisagem
Rio de Janeiro, Lagoa Rodrigo de Freitas, maio 2021

entravessamentos
Rio de Janeiro, Teatro Cacilda Becker, março 2021
Entravessamento é um estado de bloqueio com uma possibilidade latente de rompimento, de travessia (ou é um estado de passagem ameaçado constantemente pela obstrução).
As portas são uma referência potente dessa multiplicidade, pois ajudam a configurar os espaços que separam as pessoas. Se abertas, são um convite ao “atravessamento”, ao espaço de transição do “entre”. Se fechadas, simbolizam os limites e “entraves” que alguém pode encontrar.
Três fenômenos fazem do entravessar algo cada vez mais comum no dia a dia das pessoas: i) a tendência de globalização é geralmente contraposta por fronteiras fechadas e limitações impostas a certos grupos, ii) as interações são cada vez mais virtuais em detrimento da profundidade das conexões físicas e iii) pandemias como a da COVID-19 geram movimentos antagônicos de isolamento e de busca de um contato mais próximo com os outros.


Fotografia: Melissa Toledo
Filme ainda em construção: Bernardo e Pedro Palmeiro
Luizaeana
Rio de Janeiro, janeiro 2021
Luizaeana é um estado brasileiro. Localiza-se a uma latitude 22º54'23" sul e a uma longitude 43º10'21" oeste, estando a uma altitude de aproximadamente 1,685 metros acima do nível da Lagoa. Sua população estimada em 2021 foi de 11 habitantes e sua área de 9 m². Zonas limítrofes: corpo, movimento, maternidade, costura, pele. Luizaeana ficou conhecida por ter as primeiras gêmeas nascidas em épocas distintas (2000 e 1978).
Sua bandeira é composta por dois extratos diferentes de terreno. Um lado mede aproximadamente três por três metros. O outro três por dois metros. Suas camadas apresentam matérias e pigmentos de diversos aspectos e texturas. Muito dessa matéria ainda está a sedimentar no terreno e outro tanto o ar espalhou e ainda está a levar.
Bandeira - em tecido metálico, lona azul carreteiro, pelúcia, vinyl grama sintética, lona amarela e linha para costura (300X300CM).
Ato 1 - Video performance 1920x1080 (duração) pixels. Vestíveis (60x170cm) em lycra, tinta guache, bexigas, preservativos, enchimento linha para costura. Bandeira em pelúcia e vinyl (300X300CM).




Ato 2 - Video performance 1920x1080 pixels. Vestíveis (60x170cm) em lycra, pelúcia e vinyl, tinta guache, bexigas, preservativos, enchimento e linha para costura. Bandeira em lona azul carreteiro, pelúcia e vinyl (300X300CM).
Ato 3 - Video performance 1920x1080 pixels. Vestíveis (60x170cm) em lycra, lona azul carreteiro, tinta guache, bexigas, preservativos, enchimento e linha para costura. Bandeira em tecido metálico, lona azul carreteiro, pelúcia e vinyl (300X300CM).
Ato 4 - Video performance 1920x1080 pixels. Vestíveis (60x170cm) em lycra, tecido metálico, grama sintética, tinta guache, bexigas, preservativos, linha para costura e enchimento. Bandeira em grama sintética, lona amarela (300X200CM).
Casulos interurbanos , outubro 2020
vídeo dança , duração 10 min e 42 seg
A presente obra é um braço da pesquisa que nasce entre Minas e Rio de Janeiro. O projeto propõe problematizar a dualidade antitética homem/animal, cultura/natureza (MORIN, 1975), construindo uma representação menos oposicionista dessa relação através de uma leitura dialógica dos conceitos de cultura e natureza mutuamente implicados. Portanto, como entravessar não é atravessar, é perder-se no espaço do “entre”, este projeto é sobre uma transição que não se completa, que sugere uma relação de interdependência paradoxal. A atual pandemia ressalta o esquecimento do respeito à diversidade de seres e à coabitação no espaço-tempo.

entravessando , julho 2020
vídeo dança , duração 16 min e 55 seg

vídeo dança , duração 14 min e 13 seg
entravessias #1 , junho 2020
A criação deste vídeo de dança parte do conceito de “entravessias”, um neologismo que nasce com alta carga polissêmica e que pode ser associado a alguns símbolos. O signo “porta” é uma referência potente que captura essa multiplicidade das conexões humanas: tanto nas combinações do significante (entre: o que importa? Como cada um se comporta e se transporta?) quanto no objeto em si. Dessa forma, as portas reais e fictícias presentes no vídeo correspondem às possibilidades de encontros, desencontros, bloqueios e desvios. Portas que se abrem e fecham, que se fundem aos bailarinos/intérpretes, representando outros corpos que dançam, que atravessam e que são atravessados.

